sexta-feira, 30 de março de 2012

Tempo Disponivel Para Outras Actividades


Como tenho dito nos últimos tempos, o trabalho não tem abundado por estas bandas. O pouco junta-se com a pouca vontade.

Ontem, em vez de estar aqui a ver noticias na internet, sai para a rua e fui assistir ao Rally de Portugal.
Tal como eu, estavam por lá outros funcionários públicos e sobretudo muita gente que vive à custa de outros e assim sendo, enquanto outros trabalham para o seu sustento, lá vão eles ver estas coisas engraçadas que valem a pena assistir, sobretudo para contar no dia seguinte.

Eu pessoalmente fui lá para ver isto:





quarta-feira, 28 de março de 2012

Sem nada para fazer...


Logo da minha vida de trabalhador entrei para uma empresa que tinha pouco tempo de existência. Aproveitou os subsídios de incentivo às novas empresas e lá nasceu a tal empresa.
Calhei lá de pára-quedas. 

Na entrevista disseram-me no que consistia o meu trabalhão, pareceu-me aceitável face ao que eu esperava. O ordenado não era grande, mas para começar nem era mau.
Quando comecei meteram-me numa sala com bastante luz… a ver mapas de Portugal.
Foi assim um dia, dois, três…

Durante um mês não fiz mais nada senão ver o mapa de Portugal, fumar uns cigarros, apanhar frio enquanto fumava e falar de futebol. Às vezes, um alentejano na mesma condição que eu animava a coisa contando umas anedotas.

Aquilo era uma espécie de prisão com direito a ir dormir a casa ou uma espécie de convívio forçado.
Mais tarde acabei por desistir daquele emprego quando passei a mendigar parcelas do ordenado para poder meter gasolina, imagine-se, para voltar para a prisão.

“Epá, ao menos arranjem aí 5 contos para meter gasolina para vir trabalhar…”
O dia de hoje é em tudo semelhante aos dias que por lá passei sem fazer nada com a vantagem que tenho internet para fazer o tempo passar!


segunda-feira, 26 de março de 2012

Dormir no Trabalho


Como disse, com o calor não se passa grande coisa. 

Estou aqui sentado a ver uns sites, a ver as notícias, a escrever uns disparates de headphones na cabeça.
Levanto a cabeça e o que é que vejo? Um colega porreiro a dormir profundamente e com cara de quem se ri para manter aspecto que está a pensar no assunto e a achar piada.

Na secretária da frente estão o cromo nº2 e o homem das apostas a ver o Ricardo Araújo Pereira no Programa do Jô. São cerca de 22 minutos de vídeo.
Trabalhar, que seria algo de interessante, olhando em redor, é coisa que não acontece!

quinta-feira, 22 de março de 2012

Dia de Greve Geral


Hoje é dia de greve.
Confesso que houve ali um rosnar por parte do piquete de greve quando passei por eles. Temi pela vida durante um nanossegundo.

Na verdade aqui ninguém fez greve.
Motivo: na última greve geral, alguns fizeram-na e depois descontaram no número de dias de férias para gozar este ano.

Na verdade diminuir um dia de férias está correcto porque esta malta não é daquela que faz greve e se vai manifestar. É daquela malta que usa o dia para ficar em casa ou passear, ou seja, uma espécie de feriado.
Ainda assim está tudo a meio gás e conversa-se mais do que se trabalha. Eu, como exemplo, passei a manhã aqui na conversa e nem sequer interessou o tema desde que não seja trabalho.
Por causa da greve, uma funcionaria daqui hoje mudou de posto de trabalho. Normalmente lá no local de trabalho dela, aparece um sujeito fanhoso que por lá se demora.

Poderíamos considerar que estava próximo do seu posto de trabalho e por obra do acaso, quando lá passo, o tipo está lá.
Mas hoje ela mudou de pouso, e com ela, também o sujeito mudou de pouso.
Parece os pombos a cortejar as pombas… 

O sujeito deveria ser mais discreto com uma senhora casada. Assim fica a fama e provavelmente o proveito que é bom, não aparece!

(hoje foi um desenho meio a martelo, e tamanho micro que estamos em greve!)


terça-feira, 20 de março de 2012

Hoje o dia é de Relax!


Chega o tempo quente e logo as coisas mudam todas de figura.
No escritório não há muito para dizer. Na verdade o pessoal continua a não fazer muito, mas agora vão para a rua, pelo menos fazer sombra.

Aqui por dentro, agora consigo ouvir rádio minimamente decente, ainda que em estéreo com a rádio SIM que neste momento passa a musica do “Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si…” do filme “Musica no Coração”. Fica um bom mix com nickle back…

Hoje fui a outro departamento da Função pública e até isso correu bem. Cheguei lá eram 8:45, estava vazio. Da outra vez perdi lá duas tardes, desta vez deixei lá 25 minutos.
A rapariga que me atendeu, extremamente engraçada e prestável, com uma senhora atrás, presumo que seja chefe dela, também a colaborar e prestável, e um sujeito atrás, que pelo que percebi está em formação mobilizado de outro departamento, que parecia um burro a olhar para um palácio mas sem qualquer tipo de questão.

Porra, parecia a Função pública de um país moderno, devo dizê-lo!
Para concluir, no outro dia li a notícia que as reclamações têm diminuído nos últimos meses!
Noutro dia que não tem que ser exactamente o mesmo em que li a noticia, enviei um email ao chefe a reclamar em formato light e a pedir soluções.

Notou-se na resposta que ele rosnou comigo e disse “Não faça ondas…”.
Ou seja, “está caladinho para a vida não te correr pior do que tem corrido…”.
Quem é que vai reclamar assim?